domingo, fevereiro 17, 2008

Nao gosto nada de ler comentários longos

Escrevi este post porque não me apetecia escrever um longo comentário sem ninguém perceber nada do que eu estava a falar.

Aqui fica a minha opinião extra artigo. E já agora um nunca fiquei chateado com ninguém por não ter a mesma opinião que eu :D
olha la!

la porque alguem escreveu o que tu pensas e porque pediste para ler, nao quer dizer que va concordar contigo.

ate podes escrever em MAIUSCULAS se quiseres.
Como disseste, não é o fim do mundo mas é desnecessário.

Achas que tornar o bolhão mais um shopping com meia dúzia de apartamentos caríssimos é, and I quote, 'é um projecto de substituição integral do espaço interior benéfico para a reorganização e reanimação da baixa da cidade'?


O Bolhão não vai ser mais um shopping. Não conheço shoppings com habitação, comércio de mercado, bares e comércio de mercado. Mas conheço com supermercado, restaurantes e serviços (correios, farmácias, etc). Mas ainda que fosse um shopping. queres um exemplo onde existem ainda mais shoppings e onde não há razão para duvidar que resulte? Boavista. Bom sucesso, península (apesar de não ser bem um shopping), capitólio (também não é bem um shopping), Itália e Brasília. E o Dallas vai ser reabilitado (mas já fica longe).

Tu passaste muito tempo na baixa é verdade... mas que eu saiba não costumas passar na baixa depois das 19h... ou não costumas ir passear para a baixa ao fim-de-semana, quem diz agora diz nos últimos 6/7 anos. A Baixa precisa de reabilitação estrutural e social. Vao ser caros os apartamentos? não esperava outra coisa... morar num edifício de importância regional? Quem me dera.

Acho que a 'gente nova, ja agora' nao precisa do espaço do bolhao para se poder divertir a noite na baixa, com tantos bares e cafes espalhados pela cidade/baixa do porto.
Ora diz lá um sitio assim num raio de 200metros do bolhão para o pessoal ir... hmmm talvez o passos manuel?

Reanimaçao da baixa nao tem de ser sinonimo de eliminaçao do que a baixa tem de significado. Porque a baixa ja tem muito que dar aos jovens e cada vez menos tem que dar aos velhos!
Eliminaçao? De certeza que não participaste na elaboração da petição contra a demolição do Mercado do Bolhão? ehehe
A Baixa tem muito que oferecer aos jovens e cada vez menos aos velhos? A Baixa nao tem muito para oferecer a ninguém! Quanto mais aos jovens. Não é o pessoal de 20 e poucos anos que se ve na rua a passear ao fim-de-semana...



Achas mais facil mudar-lhes as cabeças ao fim de 60 anos de vida? Continuo a achar que é pelo facto de nao lidares com velhotes diariamente, (e ja te disse isto 1 vez kdo o meu avô chorou por eu ter vindo para ca 4 meses e tu nao entedeste pk), por nao teres avos, que nao entendes as mentalidades deles, como eles pensam ou sentem. Como é que vais entender a frustração das pessoas idosas neste assunto?
Acho que já tínhamos falado sobre isto e eu me tinha redimido de ter feito essa observaçao, mas tudo bem. Em relação ao facto de eu não ter avós... é verdade... Não tenho. Mas se com isso pretendes provar que eu não sei lidar ou avaliar o que as pessoas "velhas" sentem ou pensam... estás muito enganada. E gostava que te lembrasses que um dia também tu podes vir a já não ter avós... e isso sim, tu não sabes o que é... Não sabes o que é ouvir falar dos teus avós e ficares com pena de não os conheceres.


Sinceramente, acho que para quem nao tem a menor ideia do que cuidar de uma casa requere e para quem da valor a produtos de qualidade cm tu (isto, se tu e o pongo ainda comerem bifinho de lombo cm ate a 2 anos atras) e se calhar nao tem noçao da dificuldade que ha em encontrar um sitio de confiança para os encontrar, estar a ser todo pro grandes superficies e monopolios surpreende-me um bocado.
Mas eu não sei do que custa cuidar de uma casa porquê? Por não viver sozinho? Ou por saber a quanto está o morango no pingo doce em relação ao que está no Mercado do Bom Sucesso? O meu cao nao come bife do lombo há muito tempo :D e eu também não. Não tenho noção? claro que tenho noção... por isso é que os que sao comprados cá para casa não são comprados no Mercado. não é o melhor sitio ;) Pró-grandes superfícies e monopólios? Ora disso nunca me tinham acusado :D Nah...


Quando fizeres as compras pa tua propria casa no continente e trouxeres pra casa produtos da mesma qualidade, DIARIAMENTE, dos que encontras no bolhao, aí sim, falamos.
Quando deres valor a isto, a fazer mais 5km pra ir comprar melhores ingredientes para a tua comida, aí falamos.
Agora, se ja das valor a isto, entao nao compreendo.
Eu já fiz compras para a minha casa... e nunca iria comprar carne no continente ou no supermercado... Só se realmente tivesse a morrer de fome ou não existisse alternativa. Toda a gente sabe que produtos se devem comprar ou não nas grandes superfícies... não é preciso ser-se um génio, mas sim pensar um pouco. Mas há gostos para tudo... há quem goste da água do Lidl e há quem goste da água Vitalis...

O que tu chamas de populismo é o peito dos velhotes a doer e a magoa deles a vir ao de cima ao ver o bolhao a deixar de ser um mercado. O bolhao que eles toda a vida conheceram e no qual fazem compras a meio seculo.


O que eu chamo de populismo é as pessoas falarem sem saberem, reagirem porque fica bem reagir, dizer mal porque a maior parte das pessoas diz mal, ser contra a inovação e progresso porque a mudança custa (E não estou a falar de ti, nem dos velhinhos, Mas no geral).

O Mercado do Bolhão não pode continuar como está...se é preciso mudar, quem vai pagar? A câmara não tem dinheiro, o governo não dá dinheiro... a situação económica do país não vai melhorar rapidamente mas sim ao longo dos anos... quem paga a factura das obras? Experimenta fazer as obras e apresentar a factura aos comerciantes do Bolhão como a câmara fez da última vez que lá se fizeram obras... resultado? agressões, insultos e a câmara lá se calou e pagou... era ano de eleições. Se ninguém tem uma solução, a câmara abriu um concurso, 2 empresas concorreram, sabes que não ganhou a que dava mais dinheiro? mas que a câmara achava que tinha melhor projecto...

Um projecto que envolve um supermercado (muito útil), 2 pisos de parque de estacionamento em pleno centro da cidade, habitação, bares/restaurantes, serviços, espaços livres e comércio de mercado. Ah... está muito bem localizado... tem uma estação de metro à porta. Pagaram muito dinheiro por uma concessão do espaço por 50anos. O Mercado do Bolhão não tem condições de segurança ou higiene mínimas.

Alguém que toma decisões tem de ser sensível às preocupações da maior parte não do seu eleitorado mas às de toda a gente da cidade... não pode estar preso a questões sentimentais por muito que isso custe. Por isso é que quem toma decisões raramente é uma figura popular... Tirando o Alberto João Jardim... ah pois...um populista :D.

Só um à parte.

A Faculdade de Ciências foi despejada do seu edifício centenário.Nunca ouvi ninguém dizer nada contra... Achas que não havia gente que dedicou a sua vida a trabalhar naquele edifício? e todas as memórias das centenas de milhares de alunos que já passaram por lá? Foi uma decisão complicada... mas acima de tudo foi uma decisão necessária.

Não quero que ninguém se chateie por causa do Mercado do Bolhão. Até porque não vale de nada! A decisão já foi tomada :D

Abraços e Beijinhos

João

4 comentários:

Baixorty disse...

Ja discutimos o tamanho dos comentarios - vou continuar a fazer comentarios do tamanho que entender. Nao vao começar com a mesma merda outra vez!
NAo vou fazer um post de um comentario a um post teu!
O blog existe para debatermos temas e comentarmos os posts que fazemos. E eu escrevo mto - o pa, azar!

Quanto ao tema - tenho mmo pena de ti e dos jovens do porto que coitadinhos nao podem tomar um cafe a beira do bolhao. Coitados... Amuem agora tambem! Realmente nao ha direito - nem todas as ruas na baixa têm um cafe aberto ate as 2h da manha.

Pois nao vez pessoal a passear na baixa ao fim de semana - ves velhotes. É o que lhes resta! Ves os jovens nos shoppings ao fim de semana - ves la velhos?

Quanto aos velhotes - os teus comentarios anteriores so mostram que se os percebes cm dizes entao tas pouco importado com o que eles pensam e sentem pois mostras-te mais importado em morar num edificio historico por mto caro k seja ou beber um cafe na zona do bolhao em detrimento de manter um mercado eterno - novo, reformulado e com bancas limpas. Nao é dificil de o fazer. Volto a dizer, da-se condiçoes para quem compra e vende.

Meu deus - tu so compravas carne no continente cm ultima opçao? LOLOL
Desde que mudei pra matosinhos a 15anos que faço compras mensais no continente carne e peixe incluido. E compras semanais no pingo doce. É uma questao de conveniencia.

Mas, as tantas compro no continente nao por ser mais barato ou mais perto mas por ser mesmo burra (ou longe de ser um genio), e a minha mae e a minha familia toda, excepto os meus avos que compram no bolhao ou no talho ou peixeira de confiança a carne e o peixe.
Nunca tive uma intoxicaçao alimentar. Nunca! (excepto por um 1000folhas k o meu pai passeou um dia inteiro na caixa com um calor do crl).
Enfim... se ainda morasse nas fontainhas comprava no bolhao semanalmente a carne garanto-te, cm fizemos ate la pois nao tinhamos carro para ir a mais lado nenhum, a nao ser a mercearia do outro lado da rua.

Pelo amor de deus, o edificio da fac de ciencias pertece a reitoria, a UP!! La esta! Passou de edificio de faculdade para edificio de universidade. Acho que isso é uma promoçao! Acho mto melhor mostrar os leoes aos alunos estrangeiros que a merda da antiga reitoria.
Acho que a Fac de ciencias precisava de novas instalaçoes. NAo tas melhor agora? Os milhares de alunos que se fodam! Ainda podem ir ao edificio e recordar. Quem comprava ou vendia no bolhao nao!
E ja agora, quem trabalhava nas ciencias antigas trabalha nas ciencias novas. Foi o que se passou com a FEUP antiga. E quem vende no bolhao vai pra onde?

JA estou a perceber o teu esquema, tu queres é que o pessoal se preocupe com os teus interesses e va de acordo com os teus interesses. Pq pelo que percebo ficaste ofendido por teres de sair dos leoes po campo alegre e queres tomar um cafe no bolhao ate as 2 da manha e de preferencia daqui a 10 anos morar num daqueles apartamentos.

Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a perceber o centro da questao.

É isso ou nao? é que se nao, nao entendo... Tambem nao me quero chatear por causa disto... so fico triste por nao ver os interesses dos idosos a serem tidos em conta ou nem sequer em discussao e a serem chamados de populismo... pk o pais é feito de velhos e novos, nao so de novos. E a baixa vive mto dos idosos, mto mesmo.
Acho um erro grande tranformar-se o bolhao pros jovens e pra casas.

Jocas

Anónimo disse...

Andreia, estás seriamente a precisar de visitar os shoppings da baixa, como o VIA CATARINA por exemplo, e assim poderias ver os "VELHOTES" que lá encontram um sitio confortável e quente de Inverno para ler o jornal.

O BOLHÃO verdade seja dita é um sitio muribundo, decadente e praticamente deserto, os comerciantes não têm lucro e eram os primeiros a pedir uma intervenção. Não conheço bem o projecto por isso não sou a favor nem contra... mas o Bolhão será sempre o bolhão, como o demolido Palácio de Cristal, ainda é o palácio de cristal, mesmo sem existir.

cumps

NeTo

João disse...

A única conclusão que eu tiro é que... tu estás louca :D!

Tu estás a individualizar a questão... eu não.


"Meu deus - tu so compravas carne no continente cm ultima opçao? LOLOL
Desde que mudei pra matosinhos a 15anos que faço compras mensais no continente carne e peixe incluido. E compras semanais no pingo doce. É uma questao de conveniencia." - e então? qual é o problema? Não percebo muito bem onde queres chegar.


"Pelo amor de deus, o edificio da fac de ciencias pertece a reitoria, a UP!! La esta! Passou de edificio de faculdade para edificio de universidade. Acho mto melhor mostrar os leoes aos alunos estrangeiros que a merda da antiga reitoria.
Acho que a Fac de ciencias precisava de novas instalaçoes. NAo tas melhor agora? E ja agora, quem trabalhava nas ciencias antigas trabalha nas ciencias novas. Foi o que se passou com a FEUP antiga. E quem vende no bolhao vai pra onde? " - Ah... e o Bolhão deve pertencer à câmara de matosinhos. Os comerciantes do Bolhão vão ser realojados num espaço de 500m em redor do Bolhão (vês... falar sem saber).

A mim não me fez diferença nenhuma se a FCUP foi toda para o campo alegre ou não... eu só lá tive aulas no primeiro semestre do primeiro ano... E no meu caso, não, não fiquei com condições melhores... O DCC está em pré-fabricados.

Eu falo é dos outros... não de mim. Daqueles que também passaram uma vida naquele edifício e daqueles que lá estudaram... Se eu tenho um carinho especial e só lá estive 6meses, imagino aqueles que lá passaram anos.

"Os milhares de alunos que se fodam! Ainda podem ir ao edificio e recordar. Quem comprava ou vendia no bolhao nao! " - Acho que isto diz muito da tua posição.

Tu estás a direccionar a questão para o que os velhinhos vão sofrer. E a tentar impingir que eu faço o mesmo, mas para os jovens. Se tivesses lido com atenção eu nunca disse que isto era bom só para os jovens e por isso é que devia ser feito... eu disse que a Baixa não oferece nada a ninguém!

Acho que apesar de teres vivido bem no coração da cidade, já não o fazes há muito muito tempo... Não creio que tenhas uma opinião sólida sobre o que a Baixa precisa ou não... talvez as pessoas que por lá passam todos os dias tenham uma opinião melhor formada.

Podemos continuar a falar disto se quiseres, mas acho desnecessário. O tempo vai provar quem está certo e errado. Tu individualizas a questão e isso nunca te vai deixar ter opiniões ou juízos imparciais e alienados de sentimentos pessoais.

Baixorty disse...

Concordo que individualizei a questao, um pouco por ouvir o descontentamento dos meus avos de a prai 2 anos pra ca por causa do bolhao.
Nao duvido que o bolhao pelo natal de 2009 esteja lindo, fantastico mesmo! Porque todas as renovaçoes ficam espetaculares!

Contudo, so acho que se deve ter em conta que essa utopia dos vendedores do bolhao serem todos realojados é treta! E que aquele pessoal nao sabe fazer mais nada! Vao ser indeminizados? Vamos ver.

Esta noticia de 2006, na minha opiniao, ao longo destes anos todos foi a que melhor descreveu os projectos envolvidos na reestruturaçao do bolhao:


"
Futuro mercado tradicional sem espaço para todos os vendedores

Carla Sofia Luz, Jornal de Notícias [2006-10-15]

O futuro Bolhão vai ter menos espaço para o mercado tradicional e nem todos os vendedores terão banca na área de produtos frescos.

Ambas as propostas da Amorim Imobiliária e da TramCroNe, ligada ao grupo holandês TCN, prevêem a redução da área reservada ao mercado, apostando na reconversão do edifício em centro comercial.

Embora as filosofias da intervenção das duas sociedades sejam distintas, é certo que a vida dos actuais 180 comerciantes irá alterar-se. A Aplicação Urbana XVII, ligada ao grupo Amorim, sugere a criação de 650 postos de trabalho directos numa área total de intervenção de 15513 metros quadrados. Desta área, 2384 serão de mercado tradicional, a colocar no piso do terrado.

A operação de 41 milhões de euros reserva 1,5 milhões para indemnizações a comerciantes que não possam ficar. A proposta do grupo TCN, com quem a Associação de Comerciantes do Mercado do Bolhão tem um acordo de princípio, consagra 3750 metros quadrados para o mercado, que partilhará o último piso com a zona de restauração.

Pedro Neves, da TramCroNe, não quer falar de valores de compensações a comerciantes que possam partir. Considera que é prematuro. "É precoce estarmos a falar de uma escala individual. Estamos a trabalhar em conjunto com a associação num modelo que tem de ser sustentável para encontrar soluções de agrado para a maioria", afirma o responsável da empresa, reconhecendo que não irão continuar todos a ser vendedores na área do mercado tradicional.

Caso seja a escolhida, a TCN comprometeu-se, numa reunião com os comerciantes (realizada na quarta-feira), a criar um gabinete que avaliará o actual volume de negócios e as rendas que cada vendedor pode pagar para, a partir daí, definir o que se seguirá. "Queremos duplicar a área de negócio do Bolhão e criar três pisos de comércio. Estamos a criar novas oportunidades de negócios e contamos que os comerciantes possam participar na exploração das novas áreas", especifica Pedro Neves, lembrando que a proposta contempla 750 postos de trabalho directos.

No entanto, recorde-se que o estudo de caracterização social e económica do mercado, elaborado pela equipa de consultores da Universidade Católica e pela DHVTecnopor por encomenda da sociedade Porto Vivo, conclui que mais de 90% dos vendedores não têm outra ocupação. A dependência económica do Bolhão é elevada, mas cerca de 55% possuem um volume de vendas inferior a 2500 euros por mês.

Promotores admitem risco

Únicos a apostar no concurso público lançado pela Porto Vivo, os dois promotores admitem o risco elevado do investimento avultado (41 milhões da Amorim Imobiliária e 38,5 milhões da TCN) no centro de uma cidade que tem vindo a perder habitantes.

Rui Alegre, presidente da sociedade Amorim Imobiliária, assume-se como "amante da reabilitação" e entende que é a "única forma de resolver o problema dos centros urbanos", trazendo "gente que vive e trabalha" para o coração do Porto. "É importante uma empresa do Norte do sector imobiliário ter o nome envolvido num projecto como este", afirma, em resposta enviada por escrito às questões colocadas pelo JN, sublinhando a importância da opção de investir no edifício do Bolhão para a reabilitação da Baixa. "A regeneração tem que começar por algum lado e, na história, o comércio foi sempre o motor das sociedades e economias urbanas e novas centralidades", sustenta. O projecto da Aplicaçáo Urbana XVII converte o Bolhão num centro comercial, com mercado, estúdios e escritórios e, ainda, estacionamento subterrâneo.

Já Pedro Neves, da TramCroNe, explica que o "nicho de mercado da TCN é arranjar soluções para patologias urbanas", considerando que têm condições para, com a proposta de reconversão, trazer mais pessoas ao centro e fazer com que também venham morar para a Baixa. Mas reconhece que é um risco.

"A partir do 23º ano de exploração, acabaremos de pagar o financiamento para este empreendimento. A partir desse ano, passa a ser um projecto interessante para nós. Quando voltar a ser propriedade da Câmara [a cedência de direito de superfície é por 50 anos para ambas as propostas], será um projecto interessante para a autarquia", estima Pedro Neves. Além do centro comercial, o projecto prevê a criação de uma área de habitação de 2500 metros quadrados. "

Ganhou a tramcrone, que ate hj em todas as noticias que li (mas de facto nao vejo as noticias na televisao, talvez tenham falado disso), ainda nao falou de indeminizaçoes para quem nao vai ter posto.
Nao é falar sem saber, é nao acreditar na 1ªcoisa que ouço apesar de ser uma utopia impraticavel!

E muito sinceramente, acho que se poes de parte os sentimentos pessoais na formaçao de opinioes nao és melhor que a maioria dos politicos que andam aí. Afinal somos pessoas ou nao? Ja nao formamos opinioes com base no que sabemos sobre as coisas e como elas nos fazem sentir?

O Manel, e o palacio de cristal era lindissimo antes... o pavilhao rosa mota é altamente (ou era, ja la nao vou prai a 4 anos) mas as imagens que vi do palacio no fim do sec XIX era um espanto.
Estive no Via neste Natal por volta das 6pm. Confesso que nao prestei muita atençao mas os velhotes nao me pareceram ser muitos. Mas como disse, nao prestei muita atençao.