sábado, fevereiro 16, 2008

Ah!

Aqui há dias tive uma discussão saudável com uma amiga sobre o suposto movimento contra a demolição do Mercado do Bolhão! Fiquei revoltado por ser um movimento oportunista, mentiroso e falso. Envolvia assinar uma petição contra a demolição do Mercado do Bolhão... Ora qualquer portuense assinaria essa petição de olhos fechados sem se interrogar mais... Isto se a petição fosse sincera. O Mercado do Bolhão não vai ser demolido e a opinião que dei a essa amiga pode agora ser vista numa revista!!!! Não... ninguém me consultou para tal... Simplesmente alguém que tem a mesma opinião que eu tem uma rubrica na revista que vem com o Jornal de Noticias.

Leiam que vale a pena. Ou não leiam e voltem para "A Bola" ou o HI5 ;).

5 comentários:

Baixorty disse...

Ola malta petchatchenta!

Devo confessar que se a ideia é reestruturar o bolhao acho uma optima iniciativa. Defifnir as bancas de venda, tudo com um aspecto mais limpinho, mais luz, novas infrastruturas. Melhores condiçoes pra quem compra e vende. Mesmo sendo essa a ideia, vai haver sempre contestaçao de quem la trabalha pois nem toda a gente quer ir para outros mercados vender qdo sempre vendeu ali, nem k seja temporariamente. Coisas do povo nao é verdade, que resultam numa petiçai contra a demoliçao do bolhao qualquer que seja a intençao do governo.

Agora, se a ideia é fazer do bolhao mais um shopping com casas carissimas acessiveis a poucos acho uma barbaridade; um insulto para a tradiçao. O bolhao deve continuar a ser um mercado. Como o mercado pelo qual passei diariamente ate aos meus 9 anos quando morava nas fontainhas onde rezava, na epoca, para que estivesse la a sra que me dava morangos e os vendia a minha mae. Os melhores morangos que comi ate hj - grandes, vermelhinhos e saborosos - onde nunca vinha um morango podre ou tocado no saco.
Ou entao a peixeira que vendia as sardinhas pequeninas, daquelas que se comem com cabeça e tudo, que fazia um preço especial ou entao, pedia-se um quarteirao e vinham 30 sardinhas.
E a minha avo paterna, que trabalhou na casa barral ao lado do bolhao durante mais de 30 anos, fazia compras la diariamente e agora, depois da reforma, vai la todos os sabados pra comprar produtos frescos e usa-os para fazer aquele panelao de sopa que leva la a casa os filhos e os netos... nunca comi aquela sopa sem ingredientes do bolhao. nunca.
E quem diz a minha avo, diz centenas de pessoas que usam o bolhao a anos para as suas compras de frescos e tratam as vendedoras pelo 1ºnome! E essas pessoas precisam de quê, um shopping no meio de outros 2? Ou outro supermecado? Isso têm elas a beira de casa pra comprar pao e leite kdo precisam.
Eu nao me acredito que seja preciso construir um supermercado no bolhao para assistir as necessidades de compra do povo portuense! Ninguem me convence disso!

O bolhao é um marco historico do Porto e deve continuar a se-lo. Muitos turistas vi eu a comprar la merdas. Mesmo sem saberem falar outras linguas aquelas vendedoras entendem-se com qualquer pessoa! Sao muitos anos minha gente. Nao ha preço que pague isso.

Sou toda pro inovaçao, mas acho que ha coisas que ficam melhor renovadas, pois se inovadas perdem todo o seu contexto. Como o caso do bolhao, que deve e tem de continuar a ser o MERCADO do Bolhao.

Abraços pra todos.

Xinha

João disse...

Bolhão Sim, Populismo Não!!!!!!!!

Baixorty disse...

olha la!

la porque alguem escreveu o que tu pensas e porque pediste para ler, nao quer dizer que va concordar contigo.

ate podes escrever em MAIUSCULAS se quiseres.

Continuo a achar que o porto nao precisa de mais um shopping e/ou de mais apartamentos. Quando digo ca a quantidade de shoppings que temos num raio de 5km, o pessoal passa-se e pergunta para que - e com razao! E que eu me lembre, quando vim pra ca, as grandes cidades cm o Porto e Lisboa, ofereciam mais casas/apartamentos que familias para as habitar.

Achas que tornar o bolhao mais um shopping com meia duzia de apartamentos carissimos é, and I quote, 'é um projecto de substituiçao integral do espaço interior benefico para a reorganizaçao e reanimaçao da baixa da cidade'?
Acho que a 'gente nova, ja agora' nao precisa do espaço do bolhao para se poder divertir a noite na baixa, com tantos bares e cafes espalhados pela cidade/baixa do porto.

Reanimaçao da baixa nao tem de ser sinonimo de eliminaçao do que a baixa tem de significado. Porque a baixa ja tem muito que dar aos jovens e cada vez menos tem que dar aos velhos! Que ja agora sao cada vez mais e precisam dos seus sitios de confiança! Tamos a falar de pessoas para quem o medico de familia é deus! Achas mais facil mudar-lhes as cabeças ao fim de 60 anos de vida? Continuo a achar que é pelo facto de nao lidares com velhotes diariamente, (e ja te disse isto 1 vez kdo o meu avô chorou por eu ter vindo para ca 4 meses e tu nao entedeste pk), por nao teres avos, que nao entendes as mentalidades deles, como eles pensam ou sentem. Como é que vais entender a frustraçao das pessoas idosas neste assunto?

MAnter o bolhao um mercado, com frescos disponiveis diariamente a preços competitivos e com um ar limpinho, moderno e arejado que seja chamativo tambem a malta nova a comprar la coisas.

Sinceramente, acho que para quem nao tem a menor ideia do que cuidar de uma casa requere e para quem da valor a produtos de qualidade cm tu (isto, se tu e o pongo ainda comerem bifinho de lombo cm ate a 2 anos atras) e se calhar nao tem noçao da dificuldade que ha em encontrar um sitio de confiança para os encontrar, estar a ser todo pro grandes superficies e monopolios surpreende-me um bocado.
Acabar com o bolhao cm mercado tira alma a baixa! E para alem disso, elimina-se um grande local de confiança, muito tido em conta pela malta mais velha.

Quando fizeres as compras pa tua propria casa no continente e trouxeres pra casa produtos da mesma qualidade, DIARIAMENTE, dos que encontras no bolhao, aí sim, falamos.
Quando deres valor a isto, a fazer mais 5km pra ir comprar melhores ingredientes para a tua comida, aí falamos.
Agora, se ja das valor a isto, entao nao compreendo.

Nao é o fim do mundo! Mas é desnecessario.

Xinha

Baixorty disse...

E ja agora, sei que vais ficar chateado cmg, mas é verdade. Faz-te falta lidares com pessoas velhas. Nao mais velhas, mas velhas! Mas nao é o velho da esquina, ou da paragem de autocarro, pessoas pelas quais tens carinho que vem de laços de familia.

Tambem ja falamos sobre isso.

O que tu chamas de populismo é o peito dos velhotes a doer e a magoa deles a vir ao de cima ao ver o bolhao a deixar de ser um mercado. O bolhao que eles toda a vida conheceram e no qual fazem compras a meio seculo.

Pensa nisso pf.

Posso desenvolver mais isto se quiseres...
Pensa nisso pf. Tenta por-te no lugar deles sem achares que é um sentimento ridiculo.

João disse...

Eu escrevi aquilo outra vez porque tinha escrito um texto enorme que se perdeu e não tive paciência para escrever de novo.