terça-feira, janeiro 29, 2008

Não baixo as calças para ninguém...

Tenho me controlado racionalmente, tenho comentado de forma clara e demonstrativa, sem nunca tentar impôr um ponto de vista, mas antes lançar um ponto de vista para o debate, mas ao que parece isso não interessa.

Talvez porque no país de hoje e de há muitos anos, o acto de levantar a voz e criticar qualquer superior, seja logo à partida considerado um acto de "COMUNA".

Como agora vivo no Porto, tenho o INEM à disposição e de forma rápida e eficiente, tive provas de isso há bem pouco tempo, mas se por acaso vivesse em casa dos meus pais em Espinho (Cidade a cerca de 20 Km do Porto), o problema seria outro. Espinho não tem SAP, acabaram com o serviço de urgência, e se antes os meus pais e eu para sermos levados para o hospital em qualquer situação, teriamos socorro em 8 minutos no máximo, incluindo a chamada e chegada ao Hospital, actualmente a resposta a chamada demorará pelo menos mais 2 minutos, já que temos que esperar pela ambulância dos Bombeiros e depois se o caso fôr realmente grave ser transportados para as Urgências do Hospital de GAIA. GAIA. GAIA? Pelo menos mais 20 minutos se tudo correr às mil maravilhas.

Eu aqui de cú sentado no PORTO, não tenho problemas exagerados no que diz respeito ao "meu" sistema de saúde, mas basta caminhar 20Km para Sul e perceber que numa Cidade isso não é tanto assim, que a qualidade de vida baixa drasticamente quando se tem que fazer 17 Km para ter um serviço de urgências ou quando querem fechar a maternidade.

Pelo que vi não posso culpar o Governo, porque fico conutado como utópico comuna, ou então ser um tipo de pensamento fácil, mas o que aqui está em questão, não é apenas uma questão, mas antes várias questões que funcionam em cadeia e que hoje em dia parecem não ter fim. E resumir a situação a um ou dois telefonemas curiosos de Bombeiros (mais ou menos qualificados) é visão curta e tapar o Sol com a peneira.

Eu graças a Deus, vejo situações gritantes a ocorrerem todos os dias na via publica ou nos telejornais deste país. No mês passado foi fechado o SAP de Alijó, o Sr. Ministro da Saúde que na verdade é um palhaço que não fala em pessoas e fala apenas em Euros, que vai para o telejornal de discurso ensaiado e de gráficos com números bonitos para o povo ver, diz algo do género... "Se este caso tivesse acontecido no mês passado a situação era a mesma". Então calma lá... tomaram-se medidas em relação ao encerramento do SAP, mas nada melhorou??? Então quem na sua devida consciência fecha um SAP e deixa tudo na mesma??? Se o SAP era mau se dava prejuizo, fecha-se e depois não se faz nada para melhorar? Resumidamente isto leva-me a pensar que é só lucro. Este é o mesmo ministro que diz que nunca colocará os pés num SAP. Pois não deve precisar, pois o seu seguro de saúde deve ser dos melhores ainda mais, e como isto anda mal parado, com o patrocínio do Millenium BCP.

Peço desculpa, mas em quanto tiver os olhos abertos e o espírito livre, vou criticar, vou levantar a voz, vou fazer os possiveis para que se mude algo e aquilo que tiver ao meu alcance mudar ajudarei a mudar.
Não vou baixar as calças para qualquer pensamento FASCISTA e retrógado, não vou unicamente olhar para o meu umbigo quase burguês e esquecer todos os outros milhares que me rodeiam... porque eu estou bem, mas outros que pagam impostos como os meus pais podem estar bem pior.

"Quero que os Portugueses se FODAM"... "Querem Nõvelas é?". O João César Monteiro no meio da sua loucura é que a sabia toda e quando parava frente à assembleia da República e falava em Workshop de broches sabia bem o que falava.

É assustador ver a passividade de muita gente, pensam "eu tenho dinheiro para comprar um bife, por isso nao me importa.". Não posso admitir que os ministros do meu país visitem países que nem respeitam os Direitos "mínimos" Humanos e digam que têm a porta aberta em Portugal porque somo um povo muito competitivo na União Europeia, porquê? Trabalhamos mais e ganhamos menos... FDX. O que é isto, se o governo baixa as calças para os chineses eu não o tenho que fazer. ISTO É UMA VERGONHA.

Gostava sinceramente que Portugal fosse um país competitivo e com qualidade de vida e sem ter noção de números, posso ter as minhas ideias, e penso que está tudo a ser feito ao contrário.
Uma sociedade progressista deve acentar em qualidade de vida, que se adquire com, SAÙDE, SEGURANÇA e EDUCAÇÃO (cultura). Agora pergunto, em que áreas está o governo a cortar??? Investe na Ciência e nos Computadores mada in China e Índia, numa política "com pão e bolos se enganam os tolos".
Mas se grande parte da nossa sociedade é analfabetizada, e se nem conseguimos retirar da terra a riqueza que tem para nos dar, sinceramente parece-me um envestimento gratuíto e hipócrita.

Para não me alongar mais, neste país anda tudo ao contrário.
Chamem-me Comuna, Simplista ou que bem entenderem, mas cheira-me que a visão geral das coisas está bstante deturpada... infelizmente.
A insatisfação devia ser o BOOM do progresso e não a habituação do Sr. Socrates que todo contente diz "Nos 3 anos de mandato já estou habituado a protestos." mas sem se preocupar com as verdadeiras razões do protesto. Na verdade cheira-me que cada um de nó tem um pouco de Sócrates dentro de si.

2 comentários:

Baixorty disse...

A ti, so tenho uma coisa a dizer-te:

quando acabares o curso BAZA!

Se estas assim tao mal, BAZA! Porque nao 'e a escreveres em blogs k vais mudar o pais. Contribui com engenho e arte tal cm espero contribuir com ciencia um dia ou com a experiencia k adquiri aqui.

Todos os sistemas politicos teem defeitos. Nao penses k vais encontrar um lugar perfeito! MAs ca, das 2 uma, ou vais dar em maluco ou nos vais por malucos!

Acho mto bem k manifestes a tua opiniao, mas tal cm criticas o k ves a tua volta, tb tens de saber ser criticado. E por xs as criticas sao mais duras do k esperavas. Acho que um dos grandes problemas de portugal, e aqui tu enquadras-te bem, 'e nao saber avaliar onde esta o mal da situacao. E por xs o mal vem de varios lados! Tu, desde k te conheco, o k ker k aconteca, 'e sempre culpa do politico k esta a governar o pais! A mulher k morreu no hospital por falha na triagem: culpa do fecho das urgencias! O bombeiro estupido de favaios: culpa do governo outra vez!

O governo tem sempre culpa de alguma coisa, nem k seja so de 10% da situacao. Acho k nesses casos tem de se pensar em melhorar a causa dos 90% de falha primeiro. E se possivel, com medidas politicas.

Faz o k quiseres com este comentario. Estas a vontade para o ignorares completamente.

Jocas.

Xinha

Anónimo disse...

O cinema, como a literatura ou qualquer outra forma de arte, tem a possibilidade de mudar mentalidades de se alastrar a uma cultura de massas. Se puder acrescentar algo a este país assim o farei, não irei para qualquer outro país só para ganhar dinheiro, irei para um país onde possa realmente acrescentar algo... de preferencia ficar em portugal e fazer alguma coisa.

As críticas desde que sejam respeitosas e com fundamento não me incomodam.

Realmente não me conheces muito bem, a culpa não é sempre dos políticos, mas actualmente parece que isso até é verdade.
Mas acho redutor e triste que pessoas de uma sociedade moderna, reduzam uma situação complexa a um único homem dito incompetente. Irrita-me que não exista um pensamento causa-efeito, irrita-me que não se procure nada para além do visível.
E caso não tenhas reparado eu até admito que existe irresponsabilidades, mas a questão central não pode nunca ser só essa.

E se a política está assim tão boa em portugal, porque será que dois ministros foram hoje "dispensados".

bjos

e não tenho razão para ignorar comments ;)