segunda-feira, janeiro 28, 2008

Não digam mal do país... digam mal das pessoas... por favor



13 comentários:

Baixorty disse...

É assim pessoal!

Estou a rir-me de tristeza com essa merda desde 6f e estou a fazer questão que tudo o k é tuga por cá ouça estas preciosidades.

Nestas duas chamadas são claras várias coisas:
- apesar de sabermos das falhas do inem, neste caso, a operadora fez um trabalho excelente, com muita frieza e sempre a apoiar-se com uma médica do inem em todas as decisões que envolvessem a saúde do possível doente. Antes todas as chamadas do inem fossem tratadas desta forma;
- é triste que a sra do inem tenha de perguntar ao irmao da vitima se nao é uma chamada falsa;
- A maior parte do país acha que os bombeiros voluntários não são pagos (aconselho a lerem os comments no youtube) e que por isso é tudo 'ai coitadinhos eles fazem o k podem'. Por muito pouco que ganhem, se se voluntariam têm de fazer o trabalho como deve ser e o comandante do quartel devia ser o responsável por garantir que assim é!
- o Bombeiro de favaios não estava no quartel! COmo ele proprio disse, estava a atender o telemovel e precisava de 5minutos para ir buscar a ambulancia! Ora 2 pontos: o inem concerteza que nao tem o nº de telemovel dos bombeiros e se o gajo estivesse no quartel respondia como o de alijó que disse k ia sair imediatamente e nao k precisava de 5 min pa chegar a ambulancia.
- 'o pelo amor de deus eu so estou a atender o telemovel!' 'Mas o qué k eu faço? E agora eu vou pra lá, é?' MAS K É ESTA MERDA!!!!!
- 'E se houver um incêndio o k é k faz?' - 'Toco a sirene!' LOLOLOLOLOL
- 'o dra, Alijó idem aspas!!!!!??'
Esta tristeza justifica-se? Ficarem 2 corporaçoes de bombeiros sozinhas!
- e claro, algo de muito errado se passa em alijó! 'Esta morto!' 'A gente nao lhe pode tocar!' Chamem a policia mas é pra prender este pessoal!

Quanto ao país, só tenho a dizer que é de facto triste o apoio médico (a VMER - viatura medica de emergencia e reanimaçao) mais proximo ser a 45min do local!
Com bombeiros bananas cm o de favaios, o homem bem k morria ate a VMER chegar! Para bem do homem de 49, 48 ou 44 anos, doente, acamado e que afinal so caiu pelas escadas abaixo, que nao respira e que deitou muito 'xangue' pela boca, é bom k ele esteja morto mesmo!!

E é assim!

Beijos pra voces tds e tentem nao cair pelas escadas abaixo pros lados de alijo! :p




Eu tinha-me passado dos carretos se fosse aquela operadora!

Anónimo disse...

Isto é mto simples... O INEM tem que fazer o seu trabalho... os bombeiros os deles... qualquer dia temos 50 carros do INEM a apagar fogos não???
O que é certo é que estão a cortar no serviço de saude, a culpa não é do bombeiro, nem da mulher do INEM, é do sistema. As mudanças economicistas levam a que ninguém saiba qual é o seu lugar e preparem-se que qualquer dia a ASAE estáa fazer o serviço da PJ.
Os bombeiros não podem transportar os doente para o hospital sem que o carro do INEM chegue ao local, ou seja os bombeiros vão lá prestar os primeiros socorro :S:S:S depois contactam CODU's e o caraças que dizem para esperar pelo SIV e pelo INEM para inspeccionarem se o serviço e primeiros socorros está em ordem e depois decidirem se a situação do paciente é grave o suficiente para ser transportado na viatura do INEM, ou se for muito longe e o custo elevados então aí sim os bombeiros podem e têm de levar os pacientes.

Pergunto, estarão as ambul^ncias dos bombeiros equipadas com equipamente suficiente para reanimar uma pessoa??? NÂO.
Muitos quarteis de bombeiros nem têm ambulância com menos de 20 anos, e têm que pedir a entidades privadas para que lhes forneçam as verbas para equipamento.

podia escrever mais... mas tou cansado.

SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM UMA SOCIEDADE, A SOCIEDADE FAZ A CULTURA E A CULTURA UM PAÌS... pelo menos até há pouco tempo...

cumps

Baixorty disse...

Claro que ha falhas de comunicacao enormes e se o sistema esta errado ou certo pro caso desta chamada pouco importa!

Nesta chamada foi clara a incompetencia daquelas 2 corporacoes de bombeiros! A tipa do inem, ao saber que os bombeiros nao tinham equipamento de reanimacao mandou pro local uma VMER de Vila Real! A mais proxima! E isso sim 'e um prob politico! Mas os bombeiros tem 'e de levar o que eles chamam kit de suporte de vida, pra manter o homem vivo e imobilizado ate os medicos chegarem (isto claro, se a ambulancia nao for VMER). Por outras palavras, dar assistencia de 1os socorros e reanimacao basica (tipo CPR).

Agora 'e fodido kdo um gajo ta a dormir em casa ou no tasco a beber uns copos, cai-nos uma chamada reencaminhada pro telemovel a indicar uma saida e 'k chatice caramba' k ainda tenho de ir buscar a ambulancia ao quartel.
Realmente, coitado do bombeiro de favaios k nao tem culpa nenhuma no cartorio. A funcao dele afinal era so atender o telemovel e dar indicacoes pro local. E ja fez muito pro que lhe pagam!!! Coitadinho...
O bombeiro de alijo prontificou-se logo a sair e a chamar o colega! O bombeiro de favaios era um morcao!!! Esse sr e essas 2 corporacoes sao uma desgraca para os bombeiros voluntarios k fazem o trabalho deles cm deve ser! (Mais uma vez insisto em irem ao youtube e lerem os comentarios de alguns bombeiros).

Sinceramente, mesmo que tivessemos um plano de saude excelente, proposto pelo politico mais eficiente e capaz do mundo, as pessoas como as que ouvimos nestas chamadas iam ser sempre um grave problema para o pais.

Temos de facto uma cultura muito rica mas em grande parte devido ao passado que nos sustenta. As pessoas de hoje sao cada vez mais muito pobres de espirito. E se a politica nao muda e depressa, e estivermos a contar com as pessoas para fazer a sociedade e um pais, tamos tramados... diria mais, fodidos!

Enquanto estivermos num pais onde futebol e fatima forem os valores que movem as pessoas estamos muito mal! Muito mal mesmo!

Deixem a evolucao chegar a portugal! Mudem as mentalidades! E comecem em casa porra! Mudem as pessoas!

Digo mal das pessoas sim! Tenho orgulho de Portugal (pais lindo que deixa saudades) mas nao dos portugueses!
E nao tenho vergonha de o dizer!

Todos os povos teem defeitos e virtudes, mas nao 'e cm povo simpatico que saimos da cauda da europa, mas sim como povo inovador e tolerante, que 'e coisa que somos muito pouco. Muito pouco mesmo. Agarrados as saias das mamas e dos papas, comodistas.
Vamos viver do turismo! Acho k qq dia vai ser o k nos vai safar. Com o nosso sol maravilhoso e o sorriso simpatico do povo portugues! De facto isso vende!
Daqui a 10 anos o Algarve vai ser caro demais para o poder de compra dos portugueses, mas k se lixe!

Ja chega tambem!

Conclusao! Acho k tem de se mudar as mentalidades!

Beijos a todos!

Xinha

Baixorty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

é facil eu, habitante de Vila Nova de gaia da quarta maior cidade de Portugal com um rendimento acima da media vir dizer para aqui que realmente o homenzinho que vive em favaios numa terra que provavelmente so tem uma tasca, a da bebida, e demasiado cara, num sitio que nem saneamento basico deve ter porque o hospital mais proximo fica a 40 minutos é muito estupido porque numa noite igual a tantas outras mil que ele teve que estar sozinho ao frio ( porque realmente deve ter aquecimento) provavelmente com fome ( porque realmente este ano as couves nao deram como o ano anterior) recebe uma chamada de uma croma qualquer a dizer que ele , homenzinho tem que ir socorrer um homem que caiu de umas escadas e que ele tem q dar o primeiro auxilio, sabendo ele que para um carro chegar de Vila Real para o ajudar com um medico de verdade demora pelo menos uma hora- ele sabe porque uma vez tentou ir com a mulher a consulta mas a vaga tinha sido preenchida. Optimo sim diria eu, que estupido que ele é!
o problema esta sim neste pais. Quando se confia nums bombeiros vidas humanas para poupar uns trocos porque assim dizemos aos nossos donos da UE que o defice baixou. Porque o Allgarve importa. Muito. Porque a MAddie teve mais sucesso em publicitar o Algarve que os gato fedorento. porque a historia deste pais faz de um tempo em que o sonho das pessoas era mesmo sair daqui. Porque um gajo chegou mesmo a dar a volta ao mundo a ver se nunca mais ca voltava. Porque depois de mandarmos em metade do mundo nem no nosso mar mandamos. Por isto tudo, eu debaixo das sainhas da minha mae vejo bem o que se passa. benditas elas sejam, que me mantem ao quentinho. Benditas elas sejam para que eu nao me perca neste marasmo que é este pais. Bendita tambem elas que fizeram com que o meu pais nao fosse este.
O problema esta nas pessoas que fazem este pais.

Baixorty disse...

O 'homenzinho' de favaios devia de estar a fazer o trabalho dele voluntario como deve ser e quanto a isso nao ha discussao!
Realmente, mais vale ficar na tasca a apanhar a farda que tentar ir salvar a vida de uma pessoa que caiu das escadas abaixo. Que fique mas é em casa e nem sequer se voluntarie!!!
É estupido ele nao estar no quartel! Devia lá estar! A lei do desenrasca portugues! O que se desenrasca melhor é que é fixe! E as pessoas ainda desculpam quem nao faz o trabalho cm deve ser, pk afinal o homem ta a ser é k, pergunto-me eu, inteligente? Espertalhao? Tou a imaginar a conversa na tasca: fdx! Ja nao me chateavam a 2 meses! Logo hj k fiquei com a noite é k ligam numa emergencia!
Vais-me desculpar Ana, mas a tua historinha preparada para desculpar, ou sei la qual era a tua intençao, o homem é aos meus ouvidos ridicula! Deve ser por a minha vida nao ser apenas fazer filmes. Por essa ordem de ideias pra k é k eles vao combater incendios? Se fizermos as contas, tb devem passar mais tempo a abrir portas de casas de pessoas k deixaram a chave dentro de casa k incendios. 'Olha! Tocou a sirene! k se lixe! Deixa os gajos arder! Afinal, se houver algum ferido morre a caminho do hospital!'
E so mais uma coisa, a croma qualquer, era uma pessoa do inem a pedir uma saida de emergencia para tentar salvar uma vida. Pode ser k nao precises da ajuda desses cromos tao cedo, porque se nao fosse essa croma, a ambulancia nem ao local chegava!
Arranjar desculpas para a incompetencia das pessoas nao é soluçao!

E também concordo ctg, o problema é das pessoas. Mas culpar o governo à tipico comuna sempre k algo se passa é mto mas mto mais facil..

Marito disse...

Jovenzinhos,

cortes orçamentais ou n, decisoes erradas do governo relativament ao nosso sistema de saude ou n, nao e isso k esta aki em kestao.

este triste acontecimento foi simplesment a cara da incompetencia k paira por muitos sectores no nosso pais.

Bombeiros, voluntarios ou n, tem k ser competentes no que estao a fazer e ter noçao da responsabilidade que lhes e incumbida.

NADA e justificaçao para a incompetencia mostrada plo nosso 1º bombeiro.
Digo e defendo que se é pa fazer alguma coisa, é pa fazer direito!! o k inclui tambem, saber o k fazer!!!! Ridiculo!!!

se por um lado este sr bombeiro k atendeu inicialment era completament incompetente ("mas o k e k faço agora"?!?!?! pf....) os responsaveis maximos dos 2 quarteis de bombeiros envolvidos nesta triste cena, sao ainda bem mais responsaveis, ao deixarem apenas 1 homem de vigia durante a noite.

se derem uma olhada aos comentarios no youtube nestes 2 videos, verao la um bombeiro k explica claramente k supostament devem ficar cerca de 4 a 5 homens durante a noite nos quarteis e nao 1!

Digam mal das pessoas? Sim digam!!!

Inerentemente acabaremos por ter k dizer mal do pais, uma vez k somos nos, essas mesmas pessoas, k o fazem.

Ptt so tenho a dizer k é preciso mudar a forma de pensar, mas esta tem k sair de cada um de nos e nao esperarmos k o governo introduza medidas k nos levem a pensar d forma diferente. ou entao simplesment limitarmos a crucificar o mesmo por tomar decisoes erradas. assim é simples, mas nd muda.....

Hasta jovens

Mário

Anónimo disse...

Andreia... O INEM é que deve prestar o socorro a feridos doentes e afins. Os bombeiros têm outra função.

Parece-me que não estás a compreender bem a questão, mas tipo, no Porto e em Lisboa, não vão os bombeiros buscar um homem que está a sangrar da boca, vai o INEM.

Resumindo o problema aqui é... o INEM é só para alguns e essa é a verdadeira questão que se devia debater. O pobre bombeiro não deve ser bode espiatório de uma questão grave, afinal o problema central nem é ele e não é por ter um sotaque saloio que merece ser o bobo da corte.

A culpa como noutros casos é do serviço de urgência em geral e neste caso particular dos cortes registados ao nível dos SAP e da remodelação apressada do INEM.

bjos e permite-me dizer que o comentário em relação à tua vida não ser fazer filmes é bastante desagradável e parece-me um comentário em parte ofensivo e que ostenta uma certa superioridade intelectual ou seja lá o que fôr.

Anónimo disse...

Mário;

Eu não falo em relação ao funcionamento dos bombeiros por uma questão simples... não sei de qtas pessoas é a coorporação de lá do sítio.

A mim interessa-me mais saber o porque de não existir uma ambulância do INEM em locais como ALIJÓ ou FAVAIOS que são perto uma da outra e longe de Vila Real ainda mais quando as estradas são miseráveis.

Isso é a questão essencial. Numa situação normal aquele bombeiro nunca deveria ter recebido a chamada.

cumprimentos ;)

Jojo disse...

A minha vida não é passada a fazer filmes.. infelizmente. Se calhar por perceber a importancia do INEM é que acho uma vergonha suporem que o bombeiro tem que ir buscar um ferido que esta em paragem cardio respiratoria. Tenho pena que o facto de perceber que a vida no interior de Portugal é tudo menos facil ( a minha irma trabalha em Ponte de Lima , a maior e mais antiga vila de Portugal e tem doentes que não tomam banho no inverno porque é frio ou pedem para serem internados ou so sairem depois do jantar para poderem comer).
Quanto ao governo à comuna é uma pena que não se respeite mais a opiniao politica dos outros embora eu seja tudo menos comunista. Governo extremista é o que temos , mas pelo que vejo adequa-se à sua população.

não desculpabilizo qualquer pessoa que esteja na tasca e nem conto historinhas de embalar, apenas tento perceber que no seculo 21 no auge da uniao europeia eu para ser tratada bem por alguem competente tenha que morar no centro urbano.

Quanto ao precisar da croma do INEM, espero nunca precisar, agora os comentarios jocosos eram dispensaveis. Sei quao essenciais são, mas nem por isso funcionam bem. eu nao me rio do que se passou talvez porque apesar de tanto avanço nunca vi tanta estupidez junta e mau funcionamento de um sistema publico e eu que antes de andar a fazer filmes ja morei em muito bom sitio.

Beijinhos cinefilos

Anónimo disse...

14.000 habitantes (mas só 10.000 eleitores) em ALIJÓ.
População envelhecida queixa-se da falta de serviço permanete de saúde.
Médico particular cobra 50 euros.





NOTICIÁRIO SIC

Baixorty disse...

Meus amigos!

Os bombeiros e o inem vao finalmente definir protocolos!

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1317975

Agora que o inem e os bombeiros teem relacoes de apoio a muitos anos nao 'e novidade para ninguem! Ou pelos vistos 'e pra vcs!! A minha madrinha, em 1995 (andava eu no 7ano) foi do viso para o hospital de S Joao, onde existe uma unidade do inem, numa ambulancia dos bombeiros!!!! Foi o maior desespero aguardar por uma ambulancia depois de ligar para o passado 115 e o inem dizer que tinha as ambulancias todas ocupadas e que ia mandar uma ambulancia dos bombeiros!! E eles vieram em 5 minutos!! Eram aqueles de ramalde (k ainda hj existem)! A minha madrinha nao respirava, eles deram-lhe Oxigenio e imobilizaram-na numa maca ate a ambulancia ebora po hospital! Suporte de vida ate chegar ao medico! Portanto, qdo ha competencia, ha competencia!

Nao estou a julgar protocolos, estou a julgar accoes! MAs se vcs acham k 'e preferivel uma pessoa morrer a ser assistida por meios alternativos k na maior parte das xs devem ser eficientes, digo ja, k fico mto contente por ambas as partes intervenientes nao pensarem assim e irem finalmente definir protocolos, coisa k ja devia ter sido feita 'a muito mas k nao foi pensada so este mes. Leiam tb esta ja agora:
http://www.tsf.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF187728

E foram ao youtube cm vos disse ler os comments de bombeiros? Provavelmente nao!

Condenei e volto a condenar o filme k a ana fez pra tentar justificar o bombeiro. Volto a dizer k 'e ridiculo, nao so aos meus ouvidos mas de mais 5 pessoas k o ouviram ca em casa, k estao a par da situacao. E nao sao tds engenheiros ou profs de ed fisica ficam ja sabendo. Nao falei com tom de superioridade intelectual mas sim como quem nao entende a perspectiva de quem pintou um filme como esse, talvez por a minha vida nao ser fazer filmes. Nao tenho tanta imaginacao (adorei o pormenor das couves... hilariante! lol)
As noticias tb chegam a este lado do atlantico! Por xs nem ha tempo pras ler, mas neste caso nao foi o k se passou.

E ja agora, tb tenho familia em miranda do douro e inclusivamente, a minha prima k la mora a anos, foi defender a tese em antropologia, gravida de 8meses e meio a miranda (na UTAD) e se entrasse em trabalho de parto, demorava quase 1h a chegar a vila real. Sabem onde? Numa ambulancia dos bombeiros!
Isto foi em Setembro de 2005! Ainda me lembro dela dizer que o bombeiro a levava ao porto se ela quisesse em menos de 2.5h! Por isso minha gente, nao estou a falar pk me apetece. Tb sei a importancia do inem e k os bombeiros auxiliam o inem a anos! E mto bem!

Houve incompetencia dos bombeiros naquele dia! Mas ha duvidas! Custa assim tanto admitir???!!!!

E foi o meu ultimo comment a este assunto.

Jojo disse...

sinceramente...
eu bem sei que os bombeiros auxiliam e trabalham em cooperaçao ha muitos anos com os hospitais, é um dos seus mais basicos deveres. Se acho que as pessoas devem ter todas o mesmo tipo de tratamento acho, mas isso é muito comuna. se acho que este problema todo nao deve recair num bombeiro de favaios ate porque deste lado do oceano quase ninguem o culpabiliza...
Nao li coments nao. Mas li jornais e falei com pessoas.. enfim. é uma discussao morta, tudo o que diga ou o digo porque vivo no mundo dos filmes ou porque sou comuna, sinceramente alguem devia ir ver a definiçao de comunismo ao dicionario, ou entao ler o livro vermelho para nao dizer as coisas tao ao de leve.
quanto as couves ate tem a sua piada mas infelizmente nao foi esta cabecinha sonhadora que a inventou, é veridica.


bjinhos